«...Sindicato da Energia (SINERGIA) vai dizer ao Governo que a EDP e a REN não devem ter o mesmo proprietário, porque não é "saudável" para o funcionamento do mercado...»«...A menos de um mês da data limite para a entrega das propostas vinculativas para a aquisição de até 40% do capital da gestora da rede energética, o presidente da direção do SINERGIA considerou que a privatização pode ser positiva para os trabalhadores, mas receia que ganhe a proposta da State Grid, detida pelo Estado chinês, tal como a empresa vencedora da corrida à EDP, a Three Gorges Corporation.
"Temos reservas sobre a REN ficar nas mesmas mãos da EDP, porque é muito complicado por uma questão de concorrência", admitiu à Lusa Afonso Henrique Cardoso, que hoje se reúne com o secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, para debater a política energética nacional.
Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato da Energia adiantou que "não foi por acaso que se separou a REN do grupo EDP e juntar outra vez não é saudável para o funcionamento do mercado de energia".
Ainda assim, Afonso Henrique Cardoso realçou que "os trabalhadores podem ganhar com a privatização da REN, porque têm as carreiras e os vencimentos congelados há uma série de tempo".
"Julgo que a privatização é uma janela de oportunidade para a situação ser reposta. Enquanto o capital for maioritariamente público, os trabalhadores vão sofrer de forma mais agravada as dificuldades nacionais", acrescentou o dirigente sindical»...
Leia mais aqui, aqui, aqui e aqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário