segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VALORES HISTÓRICOS, NA TAXA DE DESEMPREGO BATE RECORDE DE 11%

Os números revelados pelo Eurostat, um instituto credível, cujos dados merecem uma reflexão, são números históricos, que vem confirmar que a economia continua a não dar qualquer sinal de retoma para atacar o desemprego,confirmando assim a gravidade de crise que o País atravessa. Só em 2009,aumentaram em 100.000 mil os desempregados em Portugal. 310 portugueses por dia fora para e desemprego. Em Maio de 2010 havia 605.000 mil portugueses à procura de trabalho. Os números revelados pelo gabinete de Estatística Europeu, revelam que o recorde histórico foi atingido em Maio e Junho, com o máximo de 11 por cento, no desemprego,sem igual na história recente do País. São 20.ooo mil novos desempregados desde o arranque do ano, números que foram atingidos em Maio e Junho.
Feitas as contas, todos os dias há 95 pessoas a ficarem sem emprego,desde o início do ano.
Temos um governo desorientado, nos discursos do Primeiro Ministro que afirma e confirma no comportamento que tudo vai pelo melhor: a economia porta-se bem, os empresários babam-se de confiança, competitividade e exportações, o País desenvolve-se e progride a olhos vistos e já quase acertou o passo com o resto dos seus parceiros Europeus na linha da frente, o que está por um triz.
Mas,só que a OCDE, ou o FMI vem dizer o contrário, os pobres têm de conformar-se e pagar a crise: aumentam os impostos cegos, o despesismo do Estado continua.
Perante tudo isto, confere ao Primeiro Ministro, José Sócrates o "Prémio de Animador do Verão", ainda que dele já não consigamos rir e lhe exijamos cada vez mais seriedade e concentração na sua função.
Por isso os TSD-Trabalhadores Social Democratas apelam ao governo, para que, em vez de fazer leituras que não têm qualquer sustentação na realidade, extraia as conclusões que se impôem e adopte políticas diferentes, orientadas para desenvolver a confiança e o dinamismo real.

O Presidente da Mesa da Assembleia Distrital dos TSD da Guarda
Alexandre Monteiro
Guarda, 3 de Setembo de 2010

Sem comentários: