segunda-feira, 22 de abril de 2013

LUCINDA DÂMASO, eleita para a Presidência da UGT

A União Geral de Trabalhadores (UGT) recebeu 60 votos contra, 25 brancos e 12 nulos, de acordo com os resultados finais proclamados pelo presidente cessante, João de Deus. 
Dos 68 secretários, 37 transitam do mandato anterior e 31 integram pela primeira vez o secretariado nacional da UGT, que até agora era composto por 61 elementos. 
Quanto à representação de género, dos 68 secretários nacionais, apenas 19 são mulheres, o que corresponde a 27,9%. 
Alguns dirigentes saíram do secretariado nacional da UGT porque se reformaram, outros porque deixaram de integrar os órgãos dirigentes dos seus sindicatos e outros ainda porque se preparam para o fazer. 
É o caso do presidente da Federação Nacional da Educação (FNE) e do Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN), João Dias da Silva, que, aos 60 anos, deixa de integrar o secretariado nacional da UGT porque em maio, na assembleia-geral do seu sindicato, passará a liderança a Lucinda Dâmaso, que assumirá hoje a presidência da UGT. 
Dias da Silva foi presidente dos Trabalhadores Sociais Democratas e da UGT entre 2006 e 2009, tendo liderado o SPZN durante 15 anos e a FNE durante uma década. 
Em declarações à agência Lusa, João Dias da Silva explicou que sai por opção própria, para "dar lugar aos novos e para assegurar uma renovação tranquila" das estruturas sindicais que lidera. 
Entre os novos elementos do secretariado nacional da UGT está o fadista Nuno da Câmara Pereira, em representação da Federação dos Engenheiros. 
Nuno da Câmara Pereira foi deputado na Assembleia da República, pelo Partido Social Democrata (PSD), entre 2005 e 2009. 
Os novos órgãos sociais da UGT foram hoje eleitos por 659 delegados ao congresso dos cerca de 900 delegados que participaram no XII Congresso.
A nova presidente Lucinda Dâmaso, social-democrata, recolheu 571 votos a favor (86,55% do total), 57 contra, 9 brancos e 12 nulos. 
Carlos Silva, eleito secretário-geral, recebeu 585 votos a favor, o que corresponde a 88,77% dos votantes, 45 contra, 21 brancos e 8 nulos, sucedendo a João Proença no cargo. 
A comissão de mulheres da UGT vai passar a ser presidida pela primeira vez por uma social-democrata, Lina Lopes, que é também coordenadora da estrutura distrital feminina de Lisboa do PSD. 
Lina Lopes vai substituir a socialista Catarina Albergaria na comissão de mulheres da UGT, que é um dos nos novos elementos do secretariado nacional da central sindical. 
Quanto à comissão de jovens, este órgão vai deixar de ser coordenado por Débora Alves, do PSD, passando a ser coordenado pelo socialista Bruno Teixeira. 

Lusa

Lucinda Dâmaso é dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) e da Federação Nacional da Educação, estruturas presididas por João Dias da Silva, e integra o secretariado executivo dos TSD.
Aqui ficam os nossos parabéns pela eleição desta nossa companheira!


Sem comentários: