terça-feira, 1 de abril de 2008

Linhas programáticas da nova equipa dos TSD/Guarda:

- Os TSD/Guarda, como estrutura laboral, representativa de vários Sindicatos apostam numa economia aberta, sustentada por empresas competitivas, emprego mais qualificado e melhores e mais capazes políticas que permitam uma boa e mais justa distribuição e sem exclusão, da riqueza nacional!
- É para que haja um Portugal mais justo e de qualidade, que os TSD, estão e continuarão a trabalhar, orgulhosos do seu passado, animados por uma confiança enorme da capacidade de todos os trabalhadores Portugueses.
- A nível do Distrito da Guarda, continuaremos a seguir de perto os problemas laborais, como aliás fizemos em Junho de 2007 em relação à DELPHI. Fomos os únicos a colocar o problema do provável encerramento desta empresa e fomos os únicos a ser recebidos pela administração em Lisboa, a qual nos expôs o ponto da situação. Demos conhecimento à imprensa através de comunicado (… e aos trabalhadores, com entrega pessoal à porta da empresa!...) .

- Vamos cativar os trabalhadores de Empresas, onde o Estado aínda detém um controlo efectivo, pois muitos deles, têm receio de se manifestar e inclusive de falar com pessoas que não sejam de organizações (..sindicais ou outras...) afectas ao partido do governo! Muitos têm-nos manifestado as suas preocupações, já fora do local de trabalho. Eles sabem que não o podem fazer lá dentro, pois existe uma forte coacção psicológica, exercida por uma grande parte das chefias hierárquicas, que na maioria dos casos, são "boys & girls", que foram nomeado(a)s pela sua "côr" ou "cartão", sem atenderem à sua qualidade e experiência profissional e/ou humana!
- Os TSD continuam a manifestar uma profunda preocupação pelas situações que infelizmente vão surgindo, cada vez mais, de encerramento e/ou deslocalização de empresas para outros Países, com custos enormes para a criação de novos empregos, principalmente aqui no Interior. Lamentamos profundamente que o actual governo, “dito socialista” não tenha uma política preventiva para estes casos, nem dê mostras de tentar atenuar os respectivos efeitos sociais.
- Vamos tentar apoiar e esclarecer os trabalhadores, quer sindicalizados ou não, nas questões laborais que infelizmente venham a ocorrer, nesta zona do interior. Tememos pelo aumento de conflitualidade laboral e social que se avizinha nos próximos tempos. Não compreendemos como é que altos Dirigentes Sindicais que há 8, 9 anos atrás, em reuniões, plenários Sindicais, etc, defendiam situações nalguns casos, extremamente opostas às que hoje tentam impôr pela força! Veja-se por exemplo, o envio de autoridades às instalações de uma organização Sindical na Covilhã; a identificação pelas autoridades de uma professora numa “manif” após esta ter dado uma entrevista a um canal de TV! Fora aquilo que é “abafado” por alguma imprensa! Basta lêr as conclusões da ERC, publicadas recentemente num diário!

1 comentário:

Van der Graaf disse...

Novos tempos, os mesmos objectivos de assumirmos a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.
Tenho esperança que este espaço sirva, também, para que todos os trabalhadores nos possam contactar não só para debatermos ideias mas, também, para os ajudarmos a resolver os seus problemas laborais.
E se assim for a nova missão fica enriquecisa e enobrecida.
Os meus parabéns também aos TSD - Guarda, em especial ao Presidente e á sua equipa pela utilização destas novas ferramentas.
TSD em vias para o futuro!