domingo, 4 de julho de 2010

Desemprego recorde em Portugal -10,9%

A taxa de desemprego de Maio, segundo o Eurostat, chegou aos 10,9% (610.000  desempregados), Sócrates sublinhou que se trata do "resultado da crise financeira e económica em toda a Europa", mas que "os meses de Verão constituirão meses de abrandamento do crescimento do desemprego".  Acrescentou ainda, que "nos últimos meses, temos sinais bem claros de que o crescimento do desemprego abrandou"(????).
Sócrates referia-se aos desempregados inscritos nos centros de emprego, que registaram uma redução entre Abril e Maio.
Mas na comparação mensal, Portugal está entre os cinco países que viram a taxa de desemprego aumentar. Fazem parte do grupo, Bélgica, Irlanda, Espanha (que atingiu os 19,9%) e Chipre. Nos restantes 16 países, a taxa de desemprego estagnou ou diminuiu.
Sócrates continua a tentar enganar os Portugueses!...
Ao mesmo tempo que o desemprego atinge preocupantes níveis recorde, o número de pedidos de subsídio de desemprego deferidos pela Segurança Social não pára de cair. Nos primeiros cinco meses deste ano, os serviços despacharam um total de apenas 103 729 pedidos, menos 20 mil (-16,38%) que no mesmo período de 2009. Desde Fevereiro, que o total de subsídios deferidos está em queda acelerada.
Para o economista Octávio Oliveira, a explicação destes dados reside na alteração das relações de trabalho, que "cada vez são menos estáveis e permanentes", o que se traduz "numa menor protecção em caso de desemprego". Para sustentar o seu ponto de vista socorreu-se das estatísticas do INE sobre a população empregada por conta de outrem e do aumento dos contratos a termo.
Pereira da Silva, professor do ISEG, partilha da posição. "Atendendo a que o emprego não está a crescer, a existência de menos processos deferidos indica que há muita gente que está a ir para o desemprego e não é coberta pelo sistema. Ou são precários ou não tinham tempo mínimo de descontos para receber".
"A Segurança Social dá o número de pedidos deferidos, mas não o de requerimentos entrados. Não se sabe se são os pedidos de subsídio de desemprego que estão a baixar ou se há qualquer atraso a despachá-los", comenta o professor.
É bem provável que, como as regras de acesso ao subsídio de desempregp, caducaram a 1 de Julho, as coisas venham a complicar-se ainda mais no segundo semestre!

António R. Antunes

Sem comentários: