sábado, 29 de outubro de 2011

Corredor Ferroviário Aveiro-Viseu-Vilar Formoso-Valladolid (Espanha)-Hendaya (França)

A Comissão Europeia aprovou o Corredor Ferroviário do Atlântico no dia 19 de Outubro, no quadro do próximo pacote financeiro 2014 - 2020. Esta proposta de ligação da Península Ibérica a França será constituída por uma linha ferroviária que parte de Hendaya (França) em direcção a Valladolid e depois Vilar Formoso - Viseu - Aveiro - Eixo Norte-Sul de Portugal, incluindo a ligação ao Porto de Leixões. Haverá ainda outra ligação ferroviária entre Madrid, Badajoz e Sines. A Comissão Europeia aprovou estes corredores ferroviários, além de outros, que farão parte da futura Rede Ferroviária Transeuropeia de Transporte TEN-T (Trans European Network Transport) que será um conjunto coerente de linhas mistas de mercadorias e passageiros, com características normalizadas de bitola europeia e com sinalização ERTMS (European Rail Traffic Management System) e electrificação europeia, o que permitirá uma total interoperabilidade ferroviária com todos os países da União Europeia.
A aprovação do Corredor Ferroviário do Atlântico pela Comissão Europeia vem confirmar a declaração do ministro da Economia Álvaro Santos Pereira no programa Prós e Contras na RTP1 sobre a construção de linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha. A estratégia passa por transportar mercadorias dos portos marítimos Portugueses para os outros países Europeus através de linhas ferroviárias, aumentando a competitividade das empresas, uma vez que possibilita o transporte de mercadorias a preços mais reduzidos.

IMPORTANTE NOTÍCIA PARA A GUARDA NO QUE DIZ RESPEITO AO FOMENTO DA ECONOMIA LOCAL E REGIONAL. NEM SEMPRE TEMOS MÁS NOTÍCIAS!

Sem comentários: