terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TSD reunem com o Presidente da República e saúdam o Acordo de Concertação Social


COMUNICADO

Audiência com o Presidente da República
A seu pedido, os TSD – Trabalhadores Social-Democratas, foram recebidos em audiência por S. Exa. o Sr. Presidente da República, ontem, dia 16 de Janeiro.
Por uma feliz coincidência a data escolhida pela Presidência da República, de há umas semanas a esta parte, para a audiência determinou que a mesma tivesse lugar no exacto dia em que decorria a derradeira reunião da CPCS que culminou no
Compromisso Tripartido para o Crescimento, Competitividade e Emprego.
Apesar de, tal Acordo, ainda não ter sido obtido ainda à hora em que decorreu a audiência, o tema foi central na reunião que a nossa estrutura laboral teve com o Chefe de Estado tendo-se verificado uma leitura convergente sobre a necessidade de se ultrapassarem as divergências entre as partes por forma a alcançar um compromisso tendo em conta o superior interesse nacional numa conjuntura particularmente adversa e num ano crucial para o ajustamento da economia portuguesa como é o presente.
Compromisso Tripartido para o Crescimento
Competitividade e Emprego obtido na CPCS
Os TSD não podem deixar de saudar efusivamente o Acordo tripartido alcançado já na madrugada de hoje entre o Governo, a UGT e as Confederações Patronais.
De facto era importante que, perante um quadro tão exigente do ponto de vista económico-social, os parceiros estivessem à altura das suas responsabilidades.
Tal Acordo representa, igualmente, uma valorização da Concertação Social como instrumento estratégico de diálogo estruturado e de busca de consensos. Foi gratificante verificar o elevado sentido patriótico de todos os signatários e que o espírito de diálogo e o bom senso prevaleceram apesar das dificuldades e das divergências que tinham à partida.
Contrastando com outros países da zona Euro em dificuldades, Portugal através do exemplo dado pelos parceiros sociais, vem demonstrar que sabe ultrapassar as suas divergências e unir-se em momentos cruciais e entende ser esse o melhor caminho para vencer a crise salvaguardando a coesão social.

Lisboa, 17 de Janeiro de 2012
O Secretariado Nacional dos TSD

Sem comentários: