quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GOVERNO NOVO VIDA VELHA

No passado dia 26 Outubro de 2009, tomou posse o XVIII governo constitucional.
Desejamos boa sorte ao novo governo do Eng.José Sócrates, na esperança de que realize uma boa governação e que sirva bem o País.
Para além, da composição do governo, os titulares dos vários ministérios, que é mais importante quanto às expectativas do futuro.Seja qual for os ministros, será sempre o governo do Eng. José Sócrates, que governou quatro anos e meio e que hoje inicia um novo mandato.
E por ser o mesmo Primeiro-Ministro, há políticas do anterior governo com resultados já suficientemente testados que dispensam o novo governo de perder tempo, tão evidentes é a necessidade de implementar novas políticas.
É neste contexto que os Trabalhadore Social Democratas(TSD),desejam que o novo governo inscreva, de facto, o emprego e o combate à crise como a sua política priortária.
O Programa Novas Oportunidades foi apresentado pelo governo, mesmo agora na campanha eleitoral e com faustosa promoção publicitária, como exemplo das boas políticas na área da educação e formação, deu início em 2005.
Tem por objectivo, certificar,até 2010, um milhão de alunos com diplomas do ensino básico e secundário.
Até agora, segundo a comunicação social, apenas 300 mil alunos foram certificados. O que, para o programa cumprir a meta do milhão, é necessário que no próximo ano sejam certificados 700 mil alunos.Ou seja, é necessário que, num só ano, sejam passados mais do dobro dos diplomas que foram emitidos em 4 anos!...
Pelo que iremos assistir a uma de duas coisas; ou não é cumprido o objectivo que o governo tanto badalou e publicitou; ou os socialistas vão dar instruções aos responsáveis do programa para martelarem os números e baixarem os níveis de exigência,para assim chegar ao número mágico de um milhão.
Em qualquer das circunstâncias,para os portugueses,é muito claro, o governo não cumpriu, uma coisa são os anúncios, outra bem diferente é a realidade concreta.
As empresas continuam a fecharem, o desemprego continua a subir, os problemas sociais continuam a agravar-se. Todos prevêem o agravamento do desemprego para 2010. De um modo geral,as expectativas são negras para Portugal - o desemprego pode chegar aos 11% e aos 700 mil desempregados. Esta situação deve obrigar o governo a tomar medidas realistas e que tenham efeitos imediatos ao nível da economia real, apoiando as micro, pequenas e médias empresas, e não enveredar pelo " show off " dos grandes projectos, que só têm efeitos daqui a meia dúzia de anos e que apenas interessam aos negócios das grandes constutoras,
Eete quadro não deixa margem para dúvidas quando à necessidade de corrigir o rumo das políticas do relançamento da economia, da promoção do emprego e do apoio social aos desempregados e às famílias.
Os portugueses decidiram, no passado dia 27 de Setembro, a composição do futuro Parlamento e o governo para a próxima Legislatura. Os resultados eleitorais, ditaram a derrota da arrogância e do autoritarismo que marcaram a prática política da actual maioria absoluta socialista e apontam para uma solução governativo minoritário.
Os portugueses desejam um governo moderado e capaz de desenvolver o País e resolver os problemas da economia e das pessoas. Esperamos que este próximo governo dê prioridade ao relançamento da economia e ao combate ao desemprego, em diálogo e concertação com os representantes dos trabalhadores e empresários, comportamento que o actual governo sempre desprezou.

O Presidente da Mesa da Assembleia Distrital da Guarda
Alexandre Monteiro
guarda,9 de Novembro de 2009

Sem comentários: