domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril: CAVACO alerta para desigualdade social...

«A sociedade portuguesa é hoje mais justa do que aquela que existia há 36 anos. No entanto, persistem desigualdades sociais e, sobretudo, situações de pobreza de exclusão...»
«...Deparamo-nos quase todos os dias com casos de riqueza imerecida"...a sensação de injustiça é tanto maior quanto, ao lado de situações de privação e de grandes dificuldades, deparamos quase todos os dias com casos de riqueza imerecida que nos chocam...»
«...disse não estar surpreendido que "agora sejam muitos os que se mostram indignados" com os prémios, salários e compensações que, segundo a comunicação social, são concedidos a gestores de empresas que beneficiam de situações vantajosas no mercado interno...» «...As injustiças sociais e a falta de ética são dois fatores que, quando combinados, têm efeitos extremamente corrosivos para a confiança nas instituições e para o futuro do país", sublinhou, insistindo que a "injustiça social cria sentimentos de revolta, sobretudo, quando lhe está associada a ideia de que não há justiça igual para todos...»
«...número de jovens que partem de Portugal”. Este é "um potencial que o país não pode desperdiçar"...»

Excertos da intervenção do Sr. Presidente da República, na sessão solene na Assembleia da República que assinala a comemoração do XXXVI aniversário do 25 de Abril.

Leia mais aqui

Quanto a nós, um discurso que retrata fielmente a dura e triste realidade em que vivemos. Algumas destas situações, que também temos vindo a alertar, foram aqui focadas (e bem) por Cavaco Silva. Apesar deste governo continuar a pintar tudo de cor de rosa e nalgumas situações continuar a assobiar para o ar! Estamos a caminhar a passos largos, se não fôr travada esta situação, para nos vermos obrigados a estender a mão (mais uma vez), ao FMI.

António R. Antunes

Sem comentários: