quarta-feira, 1 de julho de 2009

Luís Patrão-"BOY" acumula cargo com presidência do Turismo de Portugal

Luís Patrão ganha 7000 euros por mês na TAP
O ex-chefe de gabinete de José Sócrates ganhou, em 2008, como vogal do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da TAP 98 mil euros. Com este salário anual, referida no Mapa de Remunerações dos Órgãos Sociais, Luís Patrão, que é também presidente do Instituto de Turismo de Portugal (ITP) desde Maio de 2006, recebeu da TAP, durante 14 meses, um ordenado mensal fixo de sete mil euros, valor superior ao vencimento do próprio primeiro-ministro. Luís Patrão acumula três cargos desde que trocou a chefia do gabinete de José Sócrates pela presidência do ITP: a par da liderança do IPT, onde terá um salário mensal de cerca de 10 mil euros, Patrão é membro do CGS da TAP e vogal da administração da ENATUR, onde não tem remuneração. Como vogal do CGS da TAP, Patrão tem, tal como os restantes seis vogais desse órgão, um salário mensal fixo de quatro mil euros, a que acresce um ordenado mensal complementar de três mil euros por ser membro da comissão especializada de sustentabilidade e governo societário, nos termos do Estatuto Remuneratório do mandato 2006-2008. No ano passado, essa comissão fez, segundo o relatório de Sustentabilidade da TAP, cinco reuniões para tratar de assuntos da TAP, SGPS e outras tantas para abordar temas da TAP, SA. Ao todo, em 14 meses de salário, aquela comissão realizou dez reuniões, com uma taxa de participação de 91 por cento. O CM tentou falar ontem com Luís Patrão, através do assessor de imprensa, mas tal não foi possível até ao fecho da edição.
COMISSÃO PRESIDIDA POR PINTO BARBOSA
A comissão especializada de sustentabilidade e governo societário integrava, no mandato 2006--2008, todos os membros do Conselho Geral e Supervisão da TAP.
Além de Luís Patrão, aquela comissão é constituída por Manuel Pinto Barbosa, presidente, Vítor Cabrita Neto, ex-secretário de Estado do Turismo de António Guterres, João Borges de Assunção, assessor do Presidente da República, Carlos Veiga Anjos, administrador não-executivo da Empordef (holding do Estado para a Defesa), Rui Azevedo Pereira da Silva e Maria do Rosário Ribeiro Vítor. Veiga Anjos preside ao Comité de Reestruturação Económico-Financeira da TAP, criado já este ano, de que são vogais Cabrita Neto, Luís Patrão, Michael Anthony Conolly e Luís Manuel da Silva Rodrigues.
RENDIMENTOS NÃO REVELADOS
Luís Patrão só entregou no Tribunal Constitucional a declaração de rendimentos referente ao início de funções como presidente do Instituto de Turismo de Portugal (ITP), em Maio de 2006.
A lei 4/83, que estabelece o controlo da riqueza dos titulares de cargos políticos, estabelece no artigo 2º, nº 3, que "os titulares de cargos políticos e equiparados com funções executivas devem renovar anualmente as respectivas declarações". Só que, desde que tomou posse como presidente do ITP, Luís Patrão nunca mais entregou a respectiva declaração anual de rendimentos. Por isso, está em falta a declaração de rendimentos de 2007.

António Sérgio Azenha
in Correio da Manhã (29 Junho 2009)


...É muito triste (...eu digo que é estar a gozar com o ZÉ POVINHO...), ver este tipo de notícias na imprensa, quando muito(a)s trabalhadore(a)s, estão a ficar sem o seu ganha-pão e obviamente também os familiares seus dependentes! Aínda assim, tentam sobreviver a esta crise, para a qual não contribuiram. Depois vêm estes "pseudo-socialistas" a viverem na "maior" com todas estas "mordomias"?!.... E depois é vê-los em comícios e sessões de esclarecimento, com o punho no ar a gritar... "viva o socialismo"..."viva Sócrates"..., etc..., etc...!
Será que esta gente não tem um mínimo de vergonha na cara?!... Agora já nem sequer têm a coragem de vir dizer a público, que a culpa é do PSD! É que o povo, não é assim tão burro como eles queríam que fosse ( ...e demonstrou-o agora nas últimas eleições...), pois sabem que se utilizarem este argumento, levam logo como resposta imediata: "então voçês estão lá quase há 12 anos e o PSD só lá esteve 3 e aínda continuam eles a ser os culpados de todos os males deste País??!!..."

António R. Antunes

Sem comentários: