sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

OIT - Crise poderá levar a 51 milhões de desempregados.

A crise económica mundial poderá levar para o desemprego até 51 milhões de pessoas, "se a situação continuar a deteriorar-se", alerta a Organização Internacional do Trabalho.
Face a 2007, o desemprego poderá sofrer um aumento de entre 18 a 30 milhões em todo o mundo e até de 51 milhões se a situação continuar a deteriorar-se», afirma a OIT.
Segundo o cenário mais desfavorável apresentado neste relatório sobre o emprego em 2009, o número de desempregados no mundo atingiria os 230 milhões, contra 190 milhões em 2008 e 179 milhões em 2007. O relatório indica igualmente que «mais de 200 milhões de pessoas, a maioria nas economias em desenvolvimento, poderão vir acrescentar aos trabalhadores extremamente pobres» já existentes, em caso de concretização deste «cenário do pior».
A OIT quer-se «realista, não alarmista». Considera que a crise económica «aumentou o nível de preocupação» com as repercussões mundiais da globalização.
«A agitação social já está cá», observou Juan Somavia, director geral do BIT (o executivo da OIT), que pede aos governos para «não esquecer as pessoas», nos planos de relançamento da economia. Segundo Somavia, os países do G20 que vão reunir-se a 2 de Abril em Londres, devem acordar «além de medidas financeiras, medidas urgentes a tomar para promover o investimento produtivo e os objectivos de trabalho decente e de protecção social».

VISÃO (28-01-09)

Sem comentários: